terça-feira, 13 de abril de 2010

Dia Mundial do Beijo

Exercitar dezenas de músculos, libertar endorfinas, combater a depressão, diminuir o stress, queimar calorias: tudo isto resulta de um beijo: "É o teletransporte para um paraíso", segundo especialistas.

Rute Reizinho, psicóloga com mestrado em sexologia, explicou hoje, Dia Mundial do Beijo, que os beijos, principalmente os apaixonados, libertam endorfinas, "substâncias químicas que proporcionam sensações de prazer, euforia, bem-estar".

"Estudos indicam que o beijo ajuda a combater a depressão", acrescentou, lembrando ainda que também baixa os níveis de cortisol, uma hormona envolvida na resposta ao stress: "Ou seja, vai fazer com que a pessoa fique menos stressada, mais calma".

A linha pode também sair beneficiada: investigações indicam que um beijo ajuda a queimar cerca de 12 calorias e activa 29 músculos, sendo 17 deles na língua. O aumento da tensão arterial e da temperatura da pele são outras das consequências benéficas.

O urologista e mestre em sexologia Nuno Monteiro Pereira lembra ainda que beijar "faz aumentar a autoestima, já que há uma outra parte que aceita o acto".

"É de facto um factor importante para a saúde individual, pessoal, mental de cada um".

E o que se quer é saúde....:)
Até já...