sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

2010...

2010... Dia 1...
Encerrar um ano para iniciar um outro parece fazer imperar sempre que se reflicta e esmiuce o que decorreu nos 365 dias anteriores. Em jeito de balanço inevitavelmente parecemos resumir rapidamente os acontecimentos marcantes da nossa vida no ano transacto e dali tirarmos ilações sobre o que nos marcou, quer pela positiva quer pela negativa.
Sempre me atraiu a perspectiva do copo meio cheio ou meio vazio... Penso que parece retratar um pouco da condição de quem o analisa. Para os optimistas será, seguramente, sempre um copo metade cheio; paralelamente, os pessimistas não hesitam em classificá-lo de meio vazio. Eu??? Bom, depende... Não tenho nada contra o meio termo... Por isso, penso que não me choca se declarar que 2009 foi um copo meio. Ponto. No entanto, penso que esta será, talvez, também uma forma optimista de pensar pois encontrar o meio termo de tudo aquilo que vivemos é notável, uma vez que nos força a perceber que nem tudo é perfeito mas também nem tudo é tão mau assim.
Dizia o Mestre (Acho que já deixei explícito que por Mestre se deve entender Fernado Pessoa): "A vida:branco ou tinto? Tanto faz, é para vomitar." Encontro-lhe beleza nesta analogia, algo que acredito difícil se lermos apenas textualmente mas para aqueles que acreditam que a vida é um conjunto de sabores que vamos tragando nas várias experiências certamente concordam que na vida não importa a cor do que bebemos mas sim o efeito que tem em nós e em como isso se reflecte na nossa mediação entre o inebriamento dos nossos sentidos e a consciência activa de que a lucidez tem que nos conduzir.
2009 não começou da melhor maneira e não terminou como eu gostaria, a nível geral. Contudo, foi um ano terminado e outro começado junto das pessoas que realmente são sal da vida e me fazem cortar com a insipidez do Mundo que nos rodeia, com o qual parecemos estar linearmente de acordo, mas que nos escraviza e aprisiona, roubando-nos um dos bens mais preciosos - o tempo- Porque amanhã pode ser tarde de mais mas para sempre não é tempo de mais!
Começou 2010 e substituí os 12 desejos da meia-noite por um só que só por si condensa todos os outros que eu pudesse idealizar. Por isso, ao virar a página de 2009 e ao iniciar este novo capítulo devem as minhas palavras, acções e pensamentos convergir no sentido das energias positivas pois energias positivas atraem factos positivos. Para trás fica também um ciclo mas quero mesmo acreditar que "Nada se perde, tudo se transforma" e que tudo o que passou serve para gerar novas fontes de energia, aquela energia capaz de ser,como já dizia Kant, o motor imóvel, ou seja, aquele que move sem ser movido.
Viajando por tudo o que me move percebo claramente que é tempo de também eu mover, sem estar à espera das outras energias mas sim de empregar activamente a minha.
Não vou eleger pontos altos e baixos do ano anterior vou, apenas, usar aquele desejo que se tornou lugar de comum de idealizar que 2010 possa melhorar o que não correu bem no outro ano e que este seja seguramente muito positivo. Não só para mim e para os que amo, a todos!!! Feliz Ano Novo!!!
Até já...