quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Quando a esperança se chama "iodo radioactivo"...

"Tratamento com iodo radioactivo


Em doentes com cancro da tiróide

Na sequência do tratamento do cancro da tiróide pode estar indicado, após a cirurgia, um tratamento com iodo radioactivo.

O tratamento com hormona tiroideia ("Letter" ou "Thyrax") deverá ser interrompido com um mês de antecedência para maximizar a captação do ¹³¹I. Isto provocará um quadro de hipotiroidismo sendo frequentes alguns sintomas relacionados com essa situação.

É essencial evitar nos dias anteriores a ingestão ou aplicação externa de substâncias que possam conter iodo na sua composição, porque se verificaria uma redução na captação do produto com diminuição da eficácia do tratamento.

Após o tratamento o doente fica internado e não pode ter visitas, na tentativa de reduzir a contaminação das pessoas que lhe são mais próximas. Na maior parte dos casos o internamento tem a duração de 48 horas.

Durante o internamento deverá cumprir as normas do centro em relação ao isolamento, refeições, tratamento de resíduos, etc. que frequentemente são dadas por escrito.

Aconselha-se levar a menor quantidade de roupa possível, material para se entreter, assim como luvas e chinelos de plástico descartáveis para evitar o contacto com os objectos pessoais. O doente tomará banho de chuveiro pelo menos uma vez por dia esfregando bem a pele e beberá abundantes líquidos pois aceleram a eliminação do iodo.

As complicações da terapêutica com ¹³¹I são geralmente de pouco significado. A inflamação da tiróide (tiroidite) cursa com dor no pescoço respondendo normalmente bem aos analgésicos. A inflamação das glândulas salivares é habitualmente transitória e responde bem à estimulação salivar com rebuçados de limão ou hidratação abundante de sumos limão. A cistite (inflamação da bexiga) pode surgir, prevenindo-se com hidratação abundante.

No momento da alta devem ser dadas algumas recomendações para observar nos dias seguintes como por exemplo:

Evitar o contacto com grávidas e crianças pequenas.
Se cozinhar calçar luvas enquanto manipula os alimentos.
Não dormir acompanhado.
Lavar em separado, na máquina, com um programa forte a sua roupa pessoal e de cama.
Descarregar sempre duas vezes o autoclismo.
Tomar banho de chuveiro, esfregando bem a pele."

A esperança surge na vida sob muitos nomes e significados. A minha renasce com o nome de iodo radioactivo... Apesar de reunir toda uma panóplia de informações que convirjam no sentido de me fazer estar preparada é um turbilhão de emoções que às vezes parecem não conseguir serenar-se.
No entanto, a esperança é uma chama que mesmo quando ténue nunca se esbate por completo e continua a alimentar-se pelos princípios da combustão de que enquanto há oxigénio há incandescência. Alimento a minha chama respirando a plenos pulmões ( sim, felizmente os meus pulmões já não apresentam lesões!!!!) e condensando esse oxigénio todo dentro de mim para me ir dando luz...
Contigo, mais do que nunca, com a certeza de que a esperança pode ter muitos nomes ou formas mas nenhum tão fiel como a força de vida que tens.
Até já...