quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Diz que é uma espécie de Natal...




Sei que deixo passar um pouco a imagem de que sou anti-Natal... não o considero assim... sou anti-hipocrisia, apesar de saber que ela existe o ano inteiro e eu própria acabo por cair na rede mas nesta época esse parece ser um denominador mais comum a toda a gente...
sou contra comprarmos presentes só porque fica bem, pois às pessoas que amo tenho um ano inteiro para dar prendas, materiais ou em espírito e que não tenho forçosamente que revestir de um embrulho meticulosamente feito...
Sou contra famílias que não se falam um ano inteiro e manda a tradição que jantem à mesma mesa e que muitas vezes nem o doce das filhós substitui o amargo ambiente...
Sou contra as instituições que se aproveitam desta época, contra os saldos que só chegam no dia seguinte ao Natal, contra o sistema, no fundo...
Fui criada numa família com tradição católica, portanto até devia encarar a época com o devido simbolismo mas, talvez exactamente por isso, sou contra! Sempre me foi transmitido que o Natal não é isto e nunca fui incentivada a trocar presentes porque é Natal... E acho que ainda assim muito vou eu tentando gerir esta minha forma de pensar com o que efectivamente deixo passar para quem me vê porque por eu ser contra não tenho o direito de "cortar" a forma vibrante com que cada um se dedique a esta quadra.
Acabo por assinalar a data dando alguns miminhos aos que estimo, para as crianças transmito-lhes a magia que a época contém porque elas não têm culpa de os adultos se terem esquecido do que é o Natal e não podem faltar os postais de agradecimento aos hospitais, porque eternamente lhes sou grata e visito-os sempre que passo perto mas assinalo esta data com o envio de umas palavras mais direccionadas.
De resto, diz que é uma espécie de Natal e por isso achei que me ficava bem editar um postal no qual a minha mensagem expressa exactamente os meus melhores votos para os que acreditam e para os que não acreditam...

Até já...