segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Cogito, ergo sum....

Ser egoísta é humano... Só por isso consigo perdoar a mim própria todos os rasgos de egocentrismo que pautam alguns momentos em que a razão perde consistência em prol de uma temporária falta de capacidade para olhar com a devida transparência para as situações e ser coerente com elas e, principalmente, com os meus actos. Confesso, sou egoísta num aspecto:quero ser feliz doa a quem doer, custe o que custar... Esqueço-me, claramente, que certamente muita gente pensa igual a mim e que, como tal, às vezes é a mim que dói e a mim que custa.
Que fazer nestes momentos? Lá está, fosse eu superior a mim e saberia ter a lucidez de me colocar numa perspectiva exterior,capaz de analisar as razões de cada um e separá-las das minhas.
Ser egoísta é humano. Ser humano é egoísta...apenas porque nos é inerente, apesar de se vincar mais em alguns momentos e eu há muito tempo que não me sentia tão egoísta mas, pior ainda, com a clara noção disso... :s Acho que ao mesmo tempo sinto assim validada a convicção "penso,logo existo" porque este estado de alma não mais é que do que inerente à existência...
Por agora, um pedido de desculpa mais que legítimo por cada um destes actos em que sou abandonada da força que me faz separar as águas, qual Moisés, e entender que a minha liberdade termina onde começa a do próximo, principalmente quando o próximo me merece todo esse respeito e capacidade de me anular nesta fraqueza minha e a certeza de que no fundo sei que sou capaz de me tornar humana também na capacidade de "amar" sem medida, de ser igualmente feliz quando o meu altruismo é recebido com a intensidade com que o dou....
Até já....
E desculpem.....